LEITURA ADICIONAL PARA O CAPÍTULO 6
Voltar ←
Imazon

Como desenvolver a economia rural sem desmatar a Amazônia?

É possível combater o desmatamento da Amazônia e promover o crescimento da economia rural da região. Essa tendência já vem ocorrendo desde 2007 e pode ser consolidada nos próximos anos. O fator crítico para aumentar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade, especialmente da pecuária, que é o principal uso das áreas desmatadas. Para que a produção agropecuária cresça apenas nas áreas já desmatadas o poder público deverá corrigir falhas de políticas que desencorajam o investimento nessas áreas e outras que estimulam o desmatamento.

Link para o relatório completo

O aumento da produtividade e lucratividade da pecuária bovina na Amazônia: o caso do Projeto Pecuária Verde em Paragominas

A pecuária bovina brasileira vem sendo pressionada a adotar padrões mais modernos de desempenho socioambiental, sanitário e econômico. Estas pressões têm resultado em iniciativas para melhorar o desempenho da pecuária típica cuja produtividade é baixa. Uma dessas iniciativas foi o Projeto Pecuária Verde liderado pelo Sindicato de Produtores Rurais de Paragominas, no leste do Pará. As fazendas do projeto conseguiram aumentar a produtividade em cerca de quatro vezes em comparação com as fazendas típicas (de cinco para 20 arrobas de carcaça peso vivo por hectare por ano). O trabalho resume as medidas para facilitar os investimentos em práticas mais sustentáveis e para fortalecer o combate ao desmatamento ilegal.

Link para o relatório completo

Links para recursos adicionais: