LEITURA ADICIONAL PARA O CAPÍTULO 5
Voltar ←
Intensificação Moderada

A intensificação moderada é conseguida pela aplicação de boas práticas de gestão para melhorar o desempenho social, ambiental e econômico da pecuária no âmbito de um sistema de produção existente. Tais práticas podem incluir planejamento de cercas, pastagens consorciadas e melhores tecnologias produtivas e reprodutivas.

Práticas e tecnologias eficazes e de baixo custo para melhorar o manejo das pastagens e do rebanho já existem. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu o programa de boas Práticas Agropecuárias (conhecido como o BPA) para o setor de pecuária de corte. O BPA fornece aos produtores um conjunto de princípios orientadores, tecnologias, métodos e técnicas para reduzir riscos e permitir uma pecuária economicamente viável ​e ambientalmente sustentável no Brasil.74 Em particular, técnicas de pastejo rotacionado recomendadas para melhoria de pastagens estão sendo adotadas em diversos países, como parte de novas abordagens para a gestão sustentável da pecuária.

A intensificação moderada representa uma importante ferramenta para ajudar a melhorar o manejo das pastagens e do rebanho, melhorando a produtividade e, potencialmente, a rentabilidade da atividade pecuária. Iniciativas da cadeia produtiva (tais como o Acordo de Gado do G4) que enfocam conexões de mercado entre produtores, frigoríficos e varejistas podem ajudar a apoiar e fortalecer iniciativas paralelas que visam melhorar a produtividade.

O Acordo de Gado G4 representa atualmente um dos mecanismos mais fortes em vigor para reduzir o desmatamento nas cadeias produtivas de pecuária na Amazônia brasileira. Para que a intensificação moderada possa efetivamente reduzir o desmatamento, e ao mesmo tempo evitar potenciais efeitos negativos, ela deveria estar estrategicamente integrada com o Acordo de Gado G4 (ou acordos similares).

74. Rodrigues do Valle, E. 2011. Boas Práticas Agropecuárias, Bovinos de Corte,Manual de Orientações, 2a edição revista e ampliada, EMBRAPA, BPA.