LEITURA ADICIONAL PARA O CAPÍTULO 2
Voltar ←
Aumento dos Compromissos com Desmatamento Zero

Nos últimos anos, tem havido uma onda de aumento no número de compromissos com desmatamento zero. Em 2010, o Fórum de Bens de Consumo (CGF), uma rede da indústria global com mais de 400 varejistas, fabricantes, prestadores de serviços e associações, aprovou uma deliberação do conselho, comprometendo-se a mobilizar recursos para alcançar desmatamento líquido zero até 2020.29 O CGF pretende conseguir isso através da compra responsável das principais commodities agrícolas, incluindo carne bovina. Em apoio a este compromisso, o CGF uniu-se a outras entidades para criar a Tropical Forest Alliance (Aliança de Florestas Tropicais) 2020 (TFA), que reúne a indústria, governos de países e grupos da sociedade civil na maior iniciativa público-privada do gênero para tratar do desmatamento, fornecimento de carne e outros produtos básicos.

Compromissos de Commodities de Risco Florestal, por Ano de Anúncio, Anual e Cumulativo36
Note: Based on 307 tracked commitments made by 243 unique companies and sub-brands.
Fonte: Supply Change: Corporations, Commodities, and Commitments that Count.
Source: Supply-Change.org

Em 2014, governos, empresas multinacionais e grupos da sociedade civil reuniram-se na Cúpula Mundial sobre o Clima das Nações Unidas (United Nations Climate Summit) para assinar a Declaração de Nova Iorque sobre Florestas, um pacto para apoiar metas públicas e privadas destinadas a eliminar o desmatamento na produção de commodities agrícolas, incluindo carne bovina. Algumas das metas principais são:30

  • Baixar a taxa de desmatamento mundial pela metade até 2020 e buscar a eliminação com a perda de florestas até 2030.
  • Restaurar 150 milhões de hectares de áreas degradadas até 2020 e 200 milhões de hectares até 2030.
  • Fortalecer a governança florestal e transparência.
  • Recompensar os países e jurisdições que, tomando medidas, reduzem as emissões de florestas - particularmente através de políticas públicas e de origem de fornecimento do setor privado.

Alcançar estes (e outros) resultados objetivados , poderia reduzir as emissões em 4,5 - 8,8 bilhões de toneladas por ano até 2030.

Além disso, uma miríade de varejistas e fabricantes intensificaram seus esforços individualmente, para assumir compromissos de desmatamento zero, incluindo marcas globais proeminentes como Mars,31 Colgate-Palmolive,32 Walmart,33 Nestlé,34 Tesco35 e muitas outras. Atualmente, há mais de 580 compromissos com cadeias de suprimento livres de desmatamento em todas as “quatro grandes” commodities (óleo de palma, polpa e papel, gado e soja). Os compromissos com a produção de desmatamento zero estão fomentando melhorias focadas em soluções de cadeia produtiva para as commodities. A implementação destes compromissos levará a uma transformação concreta e ajudará a garantir que a carne bovina, couro e sebo possam continuar a ser produzidos na Amazônia brasileira sem colocar as florestas tropicais em risco.



Para notícias em tempo real, dados e análise em tempo real que listam compromissos de empresas com o desmatamento zero, visite Supply-Change, uma plataforma web desenvolvida pela Forest Trends.

Para uma avaliação dos compromissos de desmatamento assumidos por algumas das empresas mais influentes do mundo, visite o Forest 500.

29. Consumer Goods Forum (CGF). Board Resolution on Deforestation..
30. United Nations Climate Summit, New York Declaration on Forests..
31. Mars, Incorporated Deforestation Policy. March, 2014..
32. Colgate-Palmolive, Our policy on No Deforestation. March, 2014..
33. Walmart Unveils Global Sustainable Agriculture Goals. October, 2010..
34. Nestle, Eliminating Deforestation..
35. Tesco, Trading Responsibly, Beef UK Position Statement. August, 2014..
36. Adapted from, Supply Change: Corporations, Commodities, and Commitments that Count. Forest Trends. March, 2015..